Você conhece O Livro Vermelho?


Há vários nomes para o livro, como O Livro Vermelho, Citações do Presidente Mao Tsé-Tung, O Pequeno Livro Vermelho, ou como é mais conhecido, O Livrinho Vermelho. Enfim, seja qual nome seja usado, ele se trata de uma coleção de citações do político, teórico, líder comunista e revolucionário chinês, Mao Tsé-Tung, sendo uma forma de culto à sua personalidade, onde muitos o consideram como um filósofo, poeta, entre outras definições. O livro possui 33 capítulos, organizados por Lin Piao, Ministro da Defesa de Mao, abordando nos tópicos da obra, a ideologia de Mao, conhecido como Maoísmo, ou como "Pensamento de Mao Tsé-Tung". Foi publicando inicialmente na China, e teve sua distribuição internacional após abril de 1964.

O Livro Vermelho era usado para estudos nas escolas na época da Revolução Cultura, e até no mercado de trabalho. Todos os setores da sociedade, industria, comércio, agrícola, administração civil, e nos setores militares, era organizado sessões de leitura do livro durante várias horas por dia no trabalho. Durante os anos 60, o livro era um ícone importante na cultura da China, tão visto quanto a imagem de Mao. Em cartazes e quadros criados pelos artistas de propaganda do Partido Comunista Chines, Mao era muitas vezes visto com uma cópia do livro na mão dele. Depois do fim da Revolução Cultural em 1976 e a subida ao poder de Deng Xiaoping em 1978, a importância do livro diminuiu consideravelmente.

O Livro Vermelho compreende 427 citações de Mao, divididas em 33 capítulos. As citações de Mao eram em negrito ou em vermelho para serem bem destacadas. É também chamado de "Reflexões do presidente Mao" por muitos chineses. As citações compreendem poucos parágrafos. Na segunda metade do livro, uma forte tendência empirista evidencia-se no pensamento de Mao. A tabela abaixo resume o livro.

Atualmente, a identidade de seu verdadeiro autor é questionada. Fontes alegam que O Livro Vermelho teria sido escrito Hu Qiaomu, ajudante de ordens de Mao por 25 anos.

A distribuição subsidiada deste livro pelo governo comunista chinês fez com que "O Livro Vermelho" se tornasse o segundo livro mais vendido na história, atrás apenas da Bíblia, tendo aproximadamente 900 milhões de cópias imprimidas. A popularidade do livro está ligada ao fato de que é uma exigência "não-oficial" para todo cidadão chinês possuir o livro, exigência essa que se fez notar especialmente durante a Revolução Cultural.










Gostou? Curta o post, Comente e  Compartilhe com os amigos!


Copyright © 2012 Legião.